segunda-feira, 23 de março de 2009

Automóveis Híbridos… O arranque para o futuro?

Para começar o que são automóveis híbridos? Automóveis híbridos são automóveis que possuem mais de um motor, um deles funciona a combustível derivado do petróleo (motor a explosão), o outro funciona a electricidade (motor eléctrico).

Alguns destes carros começam a aparecer a preços acessíveis no mercado.

Com uma diminuição nos gases libertados pelos carros, algumas pessoas tentaram instalar este tipo de tecnologia em transportes públicos, como autocarros, para poderem diminuir a poluição nos grandes centros urbanos, existindo já alguns autocarros com motores híbridos.

Existem 3 tipos de híbridos:

Híbrido paralelo – Neste tipo de híbrido o que movimenta o carro será a energia gerada pelo motor a explosão e o motor híbrido será um auxílio que permitirá uma pequena poupança de combustível e a emissão de menos gases poluentes. Utilizado em carros de gama mais baixa.

Híbrido série – Neste tipo o que movimenta o carro é a energia gerada pelo motor a electricidade, enquanto que o motor a explosão acumula a energia para um gerador que será responsável pela geração de energia para carregar baterias no motor eléctrico ou se preciso ajudar um pouco no movimento do carro. Utilizado em carros de gama mais alta.

Híbrido misto – uma mistura dos dois primeiros tipos de híbridos que permite maximizar as funcionalidades de cada motor.

Carros como Aptera, Chevrolet Volt, Ford Escape Hybrid, Honda Accord Hybrid, Honda Civic IMA, Honda Insight, Toyota Prius, Toyota Hybrid-X Concept, Volvo ECC, Volvo Tundra, Smart ForTwo mhd, já possuem motores híbridos, alguns destes carros estão no mercado, outros ainda em estudo.

Quais as vantagens e desvantagens que se devem ter em conta na escolha de um Híbrido?

Para já ao comprarmos um Híbrido estamos a cumprir um dever cívico de não poluirmos tanto como um carro normal, depois também se poupa no combustível pois os consumos são bastante baixos, e o ruído do motor é bastante reduzido. Os principais defeitos são os custos de manutenção do carro e o risco da autonomia não poder corresponder ao esperado.

3 comentários:

Jo disse...

Muito bem joão!

Vejo que juntou o útil ao agradável! Fala da sua paixão mas, ao mesmo tempo, apresenta uma boa solução para minimizar os problemas ambientais falados nas aulas de Geografia. Acho interessante! É pena que os preços destas viaturas ainda não sejam muito convidativos... ;)

Xphia disse...

Parabéns!

Mobilizar os teus interesses na realização de um trabalho auto-proposto é fantástico!

Vejo que temos o João de outros tempos, de volta!!!
:)

Andreza disse...

Muito bem pintinho se tu continuares com essas notas brinhates e escelentes de certeza que tu aprovas e consegues encontrar um bom curso que caíba ao teu corriculo escolar e tudo o resto es muito boa pessoa mas es muito bruto tens que controlar a tua brutides